literatura clássica.
92% dos brasileiros são analfabetos funcionais.
Sente-se sempre inquieto durante os estudos, é incapaz de captar as ideias mais importantes e precisa reler trechos com frequência.
Se alguém lhe pede para explicar o conteúdo da última página do livro que acabou de terminar, prefere "desconversar" ou, ao expô-lo, sente que deixou escapar grande parte das ideias.
Emite julgamentos impulsivos a respeito das ideias expostas pelos autores – assumindo sempre que eles são “contra algo” ou “a favor de algo”.
Está sempre inseguro ao expor suas ideias aos outros, pois tem a impressão de que o conteúdo estudado não está firmemente arraigado dentro de si. Mesmo quando conhece o significado de todas as palavras de um texto, não entende exatamente o que está escrito e consegue, no máximo, repeti-lo, utilizando as mesmas palavras.
Ao deparar-se com palavras cujo significado não conhece, em vez de recorrer ao dicionário, prefere apelar ao contexto no qual elas estão inseridas, presumindo que está realmente entendendo as ideias ali presentes.
Não consegue se aprofundar no estudo de uma disciplina, pois é incapaz de concentrar-se demoradamente num único objeto. É comum que comece a ler muitos livros sem quase nunca chegar ao fim.
Suas emoções se alteram quando ele se depara, durante a leitura, com determinadas expressões, deixando de atentar-se ao seu real significado, mas projetando sobre elas uma forte carga pessoal-sentimental.
O processo de letramento é aquele que se segue logo após o estágio de alfabetização básica.
Seu objetivo é desenvolver no aluno as potências da alma diretamente relacionadas à inteligência, favorecendo a melhora das percepções intelectuais necessárias para extrair, até mesmo dos textos mais complexos, o máximo de significado contido ali.
As aulas práticas do curso e os materiais se propõem a desenvolver nos alunos a familiaridade com a língua portuguesa em sua melhor versão: na literatura.
Diferente de outros cursos com a proposta de desenvolvimento da linguagem, o Curso Prático de Letramento tem um caráter 100% prático e os resultados são consequências de tarefas e aplicações de exercícios, por meio de:
Amanda Stella é professora de língua portuguesa e latim, coordenadora pedagógica, formadora de professores, palestrante e tutora de mães homeschoolers.
Além disso, é a criadora do Curso Prático de Letramento, do Material para a Leitura de Os Lusíadas, da Formação de Leitores Inteligentes e do Caminho da Língua Portuguesa. Os seus cursos já beneficiaram mais de 3 mil alunos ao redor do mundo.
Siga-me no Instagram: @amandastellac
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Mais de 30 aulas práticas
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O Curso Prático de Letramento é um material voltado ao desenvolvimento da linguagem, e a sua metodologia faz com que os alunos avancem nos graus de letramento. As aulas práticas do curso se propõem a criar neles a familiaridade com a língua portuguesa em sua melhor versão: na literatura.
Infelizmente, sim. O analfabeto funcional tem a capacidade de imitar com muita destreza a linguagem erudita, disfarçando seus problemas intelectuais mais profundos. Tenho centenas de alunos que passaram pelas universidades e que se descobriram analfabetos funcionais fazendo meus cursos.
Não. Este curso foi elaborado para que todos os alfabetizados pudessem tirar proveito dele, principalmente os menores que estão na formação inicial dos seus estudos literários. Tendo sido alfabetizadas, a minha recomendação é que as crianças participem dele o quanto antes. Tenho dezenas de alunos com pouca idade que aproveitam muito bem este curso.
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